terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Atividade 17 - Discutir design da informação baseado em um jogo eletrônico.

Apresentar e discutir um caso de design da informação baseado no uso de um jogo eletrônico.

O design da informação implica a responsabilidade de transmissão de conteúdos de modo preciso e neutro. Nos jogos com objetivo de simulação de atividades da vida real, tem o objetivo de representar a realidade o mais exata possível, todos os dias os jogos tentam se melhorar para deixar as experiências mais realistas. Assim, com suas informações e a maneira que são postas dão um conteúdo de certo treinamento ao usuário.

Pensando nesse estilo de simulação, que acredito ser um modo que as informações precisam ser bem coletadas e adaptadas para ser colocadas na melhor maneira, escolhi o FIFA17 como exemplo.
A pessoa pode nunca ter jogado FIFA mas vai saber onde está tudo pois a interface é muito organizada. E quando você é ruim jogando, antes do jogo começar ou seja enquanto o game carrega você fica fazendo mini games como cobrar falta, cobrar pênalti, defender a bola, driblar, etc. 

Serve tanto para que a pessoa não fique olhando para uma tela de loading, quanto para que você possa usar aquilo do mini game no jogo em si a seu favor ou seja você melhorou enquanto estava só esperando começar o jogo em si.


 
As telas tem um sistema meio que de "memória", não é estática, ou seja, se está jogando hoje modo carreira a primeira coisa bem grande que vai aparecer no menu para jogar é se quer continuar o modo carreira. Se jogar online hoje, amanhã quando retornar ao jogo, ele vai perguntar se não quer jogar online de novo.

Se você escolher ser técnico, comandará o time, tem que ficar atento nas finanças, na tabela de pontos, se o time está cansado, se os seus jogadores querem jogar o próximo jogo ou se estão indispostos... Precisa procurar jogadores bons, fechar contrato com eles e tentar pechinchar para entrar em um acordo. Tentar cumprir as missões que o presidente do clube te propõe, fazer a estratégia melhor pra vencer.


Agora sendo jogador, você escolhe o time que quer começar. Não tem responsabilidade nenhuma, a não ser fazer a escolha certa do time que você quer ir ou o time que quer começar. Pois você começa sua carreira como jogador muito novo e muito ruim, se for escolher logo ir pra um Barcelona, Chelsea, Real Madri, etc, não terá oportunidades boas porque terão inúmeros jogadores melhores que você para jogar no seu lugar. Se você fosse o técnico, se colocaria? Preferia colocar você ou por um Neymar para jogar? 

Então tem que fazer escolhas, escolher começar em um time pequeno e ir melhorando suas habilidades com o tempo, a medida que você vai ficando melhor, os times maiores vão olhando pra você. E com mais experiência você pode chegar a ficar do mesmo nível de jogadores de ponta e até mesmo pegar o lugar deles dependendo do seu desempenho.

Os locais de cada informação são bem posicionados e intuitivos além de instigar a aprendizagem de como agir nas situações e de aperfeiçoar aos comandos e decisões, assim deixando o jogador mergulhado na experiência e absorvendo tudo sobre o ramo.
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