Primeiro passo foi escolher o artista, o meu foi o Peter Halley:
Peter acreditava na desestruturação das linhas e da composição e de uma geração na qual ele colocava interrogações nos elementos formais do Abstracionismo, porque ele dizia, até mesmo os trabalhos abstratos de Mondrian não só carecem de uma reflexão na direção de modelos idealistas mas também poderiam ser um modo mais simbólico de se utilizar estes elementos e, na verdade, quando vocês leem textos de Mondrian, nota-se que há mais por trás dos aspectos formais do trabalho, e isto é o que Peter Halley reforça quando ele faz este tipo de circuitos.Então estes são os tipos de circuitos que continuam, que cruzam outras formas. Para Peter Halley estes circuitos refletem elementos do fazer combinações, trajetórias, que nós temos também nas cidades, no tráfego, nas linhas dos fios de eletricidade, então, isto reflete mais elementos que estão além do aspecto formal também. (Fonte: Wikipedia)
Então depois escolhi uma série de 3 obras bem semelhantes para compará-las:
Características geralmente presentes:
1- Quadrados e retângulos.
2- Geralmente um quadrado maior no centro.
3- Retângulos que dão aspectos de "fios", "caminhos"
4- Em algumas situações a tela é como se fosse a repetição de duas, então contém dois quadrados "centrais" nas subtelas divididas. Nesse caso a quantidade de "caminhos" são menores.
5- As cores não tem um exato padrão, porém armazenei as cores de cada quadro, como três padrões e as c cores de cada quadro só aparecerão juntas.
6- Em dois dos casos os caminhos começam no centro do quadrado principal.
Deixei tudo em torno das variáveis width e height,.. E dentro de cada função de desenho, tem outras variáveis como ladoqdo, espacolados, ladoqdofundoind (lado de cada quadrado que é subdividido em duas telas), ladoqdocentro (lado do quadrado central de cada subdivisão.
Os estados UM, DOIS e TRES, escolhem aleatoriamente qual das três maneiras de organização das obras será mostrado. A variável cor ativa cada grupo de cores, todas as funções tem IF dentro que determinado grupo de retângulos é tal cor dependendo do número randômico cor. Também são três possibilidades, três grupos de cores a serem usadas juntas!
Coloquei frameRate(1) para poder visualizar devagar as mudanças de quadros a cada nova forma de acordo com números randômicos. Deixei o código com os cálculos matemáticos de cada posição para ficar exposto no próprio código meus cálculos foi bom principalmente para me guiar a entender o que significa cada unidade vejo o cálculo q estou fazendo que variável estou usando e já consigo me situar de qual retângulo se trata mais facilmente!! Ficou bem grande admito porém o objetivo de apenas mudando largura e altura, e tamanho de lados dos quadrados tudo possa automaticamente mudar. Tive bastante dificuldade parar achar a melhor solução pois tem um padrão de estilo de quadro, mas não exatamente as distâncias etc, Peter Halley gostava de não ter um padrão por isso escolhi fazer a base das três possibilidades com cores possíveis juntas e gerar outros bem parecidos de acordo!!
A posição dos quadrados centrais sempre são a mesma, então todos os cálculos surgem a partir da largura e altura da tela, juntamente com lado do quadrado. Daí vem todos os cálculos de tamanho e distâncias de cada "fio" dos circuitos! Espero que o cálculo embutido no código tenha ficado claro os cálculos matemáticos que não foram poucos, rs.
*(os comentários que tem de cores, são de acordo com as cores originais de um determinado modelo, para ter uma certeza maior de que retângulo cada parte se trata)
**(como não há um padrão absoluto de cores, poderia retirar o grupo de cores colocar as três variáveis do rgb como randômicas e geraria ainda mais modelos diferentes com cores a mais, porém resolvi fazer dessa maneira para meio que estabelecer um padrão de três possibilidades)
final int UM=0;
final int DOIS=1;
final int TRES=2;
int modelo=UM;
void setup ()
{
size(600,600);
frameRate(1);
noStroke();
}
void draw ()
{
int m=(int)random(3);
int cor=(int)random(3);
if (m==0)
modelo=UM;
else if (m==1)
modelo=DOIS;
else if (m==2)
modelo=TRES;
mostraQuadro(modelo,cor);
}
void mostraQuadro (int mod, int cor)
{
switch(mod) {
case UM:
desenha(cor);
break;
case DOIS:
desenha2(cor);
break;
case TRES:
desenha3(cor);
break;
}
}
void desenha (int cor)
{
int ladoqdo=400;
int espacolados=(width-ladoqdo)/2;
if(cor==0){
fill(65,105,225);}
if(cor==1){
fill(255,140,0);}
if(cor==2){
fill(255,215,0);}
rect(0,80+ladoqdo,width,height-ladoqdo-80); //retangulo azul inferior
if(cor==0){
fill(144,220,144);}
if(cor==1){
fill(160,180,50);}
if(cor==2){
fill(80);}
rect(0,0,width,80+ladoqdo); //fundo verde medio
if(cor==0){
fill(255,0,0);}
if(cor==1){
fill(105,105,105);}
if(cor==2){
fill(0);}
rect(espacolados,80,ladoqdo,ladoqdo); //quadrado vermelho
rect((width/2)+70,80+ladoqdo,20,20); //qd pequno verm
rect((width/2)+70,80+ladoqdo+20,width-(width/2)+70,14); // retang verm
if(cor==0){
fill(128,0,0);}
if(cor==1){
fill(180,200,50);}
if(cor==2){
fill(80);}
rect((width/2)-170,80+ladoqdo,170,height-ladoqdo-80-10); //quadrado vinho
rect((width/2)-170,ladoqdo+80+(height-ladoqdo-80-10)/2,width-((width/2)-170),55); //retang vinho
if(cor==0){
fill(152,251,152);} //quadrados verde claro
if(cor==1){
fill(255,69,20);}
if(cor==2){
fill(250,235,215);}
rect(0,0,width/2-120,65);
rect(width/2-120,0,60,80);
rect(espacolados/2,ladoqdo/2+80,espacolados/2,30);
rect(espacolados/2,ladoqdo/2+80,30,ladoqdo/2);
if(cor==0){
fill(255,255,0);} //amarelo vivo
if(cor==1){
fill(255,80,0);}
if(cor==2){
fill(255,105,180);}
rect(10,ladoqdo/2+80-15-50,espacolados-10,50);
rect(10,ladoqdo/2+80-15,30,(ladoqdo+80)-(ladoqdo/2+80-15));
if(cor==0){
fill(0,128,0);} //verde escuro
if(cor==1){
fill(255,215,0);}
if(cor==2){
fill(225,0,0);}
rect(width-espacolados-80,30,width-(width-espacolados-80),30);
rect(width-espacolados-80,60,40,20);
if(cor==0){
fill(255,215,0);} //amarelo escuro
if(cor==1){
fill(100,142,20);}
if(cor==2){
fill(255,80,0);}
rect(width+espacolados,120,espacolados,80);
rect(width+espacolados+20,180,espacolados-20,ladoqdo+80-180);
}
void desenha2 (int cor)
{
int ladoqdo=400;
if(cor==0){
fill(65,105,225);}
if(cor==1){
fill(255,140,0);}
if(cor==2){
fill(255,215,0);}
rect(0,ladoqdo+80,width,100); //retangulo laranja inferior
if(cor==0){
fill(144,220,144);}
if(cor==1){
fill(160,180,50);}
if(cor==2){
fill(80);}
rect(0,0,width,ladoqdo+80); //fundo verde medio
if(cor==0){
fill(255,0,0);}
if(cor==1){
fill(180,200,50);}
if(cor==2){
fill(0);}
rect(50,80,ladoqdo,ladoqdo); //verdeoliva
rect(0,height-20,width,20);
if(cor==0){
fill(128,0,0);}
if(cor==1){
fill(105,105,105);}
if(cor==2){
fill(250,235,215);}
rect(50+ladoqdo/2+40+20,ladoqdo+80,30,35); //qd pequno cinza
rect(50+ladoqdo/2+40+20,ladoqdo+80+10,width-50+ladoqdo/2+40+20,25); // retang cinza
if(cor==0){
fill(152,251,152);}
if(cor==1){
fill(255,69,20);}
if(cor==2){
fill(255,105,180);}
rect(50+ladoqdo/2,ladoqdo+80,40,45); //quadrado laranja escuro
rect(50+ladoqdo/2,ladoqdo+80+45,width-50+ladoqdo/2,35); //retang laranj esc
if(cor==0){
fill(255,255,0);}
if(cor==1){
fill(255,80,0);} //laranja qd
if(cor==2){
fill(225,0,0);}
rect(30,ladoqdo/2+80,20,20);
rect(30,ladoqdo/2+80,10,ladoqdo/2);
rect(width/2+10,60-15,width-(width/2+10),15);
rect(width/2+10,80-20,30,20);
if(cor==0){
fill(0,128,0);}
if(cor==1){
fill(255,215,0);} //amarelo escuro
if(cor==2){
fill(255,80,0);}
rect(30+ladoqdo/2+20,5,width-30+ladoqdo/2+20,30);
rect(30+ladoqdo/2+20,35,40,45);
if(cor==0){
fill(152,251,152);}
if(cor==1){
fill(0,128,0);} //verde escuro
if(cor==2){
fill(255,105,180);}
rect(10,80+135,40,30);
rect(10,80+135+30,15,(80+ladoqdo)-245);
if(cor==0){
fill(255,215,0);}
if(cor==1){
fill(100,142,20);} //verde medio
if(cor==2){
fill(255,225,0);}
if(cor==2){
fill(50,235,215);}
rect(ladoqdo+50,110+10,100,70);
rect(ladoqdo+50+40,110+10+40,60,(80+ladoqdo)-160);
if(cor==0){
fill(0,128,0);}
if(cor==1){
fill(139,69,19);} //marrom
if(cor==2){
fill(255,80,0);}
rect(ladoqdo+50,90,width-ladoqdo-50-20,20);
rect(width-40,90+20,20,ladoqdo+80-110);
}
void desenha3 (int cor)
{
int ladoqdocentro=180;
int ladoqdofundoind=width/2;
background(255);
{
if(cor==0){
fill(65,105,225);}
if(cor==1){
fill(255,140,0);}
if(cor==2){
fill(255,215,0);} //amarelo escuro
rect(0,(height-ladoqdofundoind)/2,ladoqdofundoind,height/2);
if(cor==0){
fill(144,220,144);}
if(cor==1){
fill(160,180,50);}
if(cor==2){
fill(80);} //cinza escuro
rect(ladoqdofundoind,(height-ladoqdofundoind)/2,ladoqdofundoind,height/2);
if(cor==0){
fill(128,0,0);}
if(cor==1){
fill(105,105,105);}
if(cor==2){
fill(0);} // preto
rect(360,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2,ladoqdocentro,ladoqdocentro);
rect(width/2,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+ladoqdocentro,ladoqdofundoind,(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2-15);
rect(width/2+25,height/2+55,40,15);
rect(width/2+25,(height-ladoqdofundoind)/2,15,(height/2+55)-(height-ladoqdofundoind)/2);
if(cor==0){
fill(152,251,152);}
if(cor==1){
fill(255,69,20);}
if(cor==2){
fill(250,235,215);} //rosa quase branco
rect(width/2+ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+30,20,30);
rect(width/2+ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+30,width-(3*width/4)-20,20);
rect(width-40,ladoqdofundoind/2+30,20,height-((height-ladoqdofundoind)/2+30)-(height-ladoqdofundoind)/2-(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2);
rect(width/2+ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+ladoqdocentro+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2,15,30);
rect(width/2+ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+ladoqdocentro+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+20,width-(3*width/4),15);
if(cor==0){
fill(255,255,0);}
if(cor==1){
fill(255,80,0);}
if(cor==2){
fill(255,105,180);} //rosa
rect(0,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+ladoqdocentro,ladoqdofundoind,(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2-15);
if(cor==0){
fill(0,128,0);}
if(cor==1){
fill(255,215,0);}
if(cor==2){
fill(225,0,0);} //vermelho
rect((ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2,210,ladoqdocentro,ladoqdocentro);
rect(ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+30,20,30);
rect(ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+30,ladoqdofundoind/2-30,20);
rect(ladoqdofundoind-40,(height-ladoqdofundoind)/2+30,20,height-((height-ladoqdofundoind)/2+30)-(height-ladoqdofundoind)/2-(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2);
rect(ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+ladoqdocentro,15,30);
rect(ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+ladoqdocentro+20,width-(3*width/4),15);
if(cor==0){
fill(255,215,0);}
if(cor==1){
fill(100,142,20);}
if(cor==2){
fill(255,80,0);} //laranja
rect(0,height/2+ladoqdofundoind/2-15,ladoqdofundoind,15);
}
}
Peter acreditava na desestruturação das linhas e da composição e de uma geração na qual ele colocava interrogações nos elementos formais do Abstracionismo, porque ele dizia, até mesmo os trabalhos abstratos de Mondrian não só carecem de uma reflexão na direção de modelos idealistas mas também poderiam ser um modo mais simbólico de se utilizar estes elementos e, na verdade, quando vocês leem textos de Mondrian, nota-se que há mais por trás dos aspectos formais do trabalho, e isto é o que Peter Halley reforça quando ele faz este tipo de circuitos.Então estes são os tipos de circuitos que continuam, que cruzam outras formas. Para Peter Halley estes circuitos refletem elementos do fazer combinações, trajetórias, que nós temos também nas cidades, no tráfego, nas linhas dos fios de eletricidade, então, isto reflete mais elementos que estão além do aspecto formal também. (Fonte: Wikipedia)
Então depois escolhi uma série de 3 obras bem semelhantes para compará-las:
(Não consegui identificar se há um nome para essa série, mas existe várias artes desse artista nesse tipo de circuito)
Características geralmente presentes:
1- Quadrados e retângulos.
2- Geralmente um quadrado maior no centro.
3- Retângulos que dão aspectos de "fios", "caminhos"
4- Em algumas situações a tela é como se fosse a repetição de duas, então contém dois quadrados "centrais" nas subtelas divididas. Nesse caso a quantidade de "caminhos" são menores.
5- As cores não tem um exato padrão, porém armazenei as cores de cada quadro, como três padrões e as c cores de cada quadro só aparecerão juntas.
6- Em dois dos casos os caminhos começam no centro do quadrado principal.
Deixei tudo em torno das variáveis width e height,.. E dentro de cada função de desenho, tem outras variáveis como ladoqdo, espacolados, ladoqdofundoind (lado de cada quadrado que é subdividido em duas telas), ladoqdocentro (lado do quadrado central de cada subdivisão.
Os estados UM, DOIS e TRES, escolhem aleatoriamente qual das três maneiras de organização das obras será mostrado. A variável cor ativa cada grupo de cores, todas as funções tem IF dentro que determinado grupo de retângulos é tal cor dependendo do número randômico cor. Também são três possibilidades, três grupos de cores a serem usadas juntas!
Coloquei frameRate(1) para poder visualizar devagar as mudanças de quadros a cada nova forma de acordo com números randômicos. Deixei o código com os cálculos matemáticos de cada posição para ficar exposto no próprio código meus cálculos foi bom principalmente para me guiar a entender o que significa cada unidade vejo o cálculo q estou fazendo que variável estou usando e já consigo me situar de qual retângulo se trata mais facilmente!! Ficou bem grande admito porém o objetivo de apenas mudando largura e altura, e tamanho de lados dos quadrados tudo possa automaticamente mudar. Tive bastante dificuldade parar achar a melhor solução pois tem um padrão de estilo de quadro, mas não exatamente as distâncias etc, Peter Halley gostava de não ter um padrão por isso escolhi fazer a base das três possibilidades com cores possíveis juntas e gerar outros bem parecidos de acordo!!
A posição dos quadrados centrais sempre são a mesma, então todos os cálculos surgem a partir da largura e altura da tela, juntamente com lado do quadrado. Daí vem todos os cálculos de tamanho e distâncias de cada "fio" dos circuitos! Espero que o cálculo embutido no código tenha ficado claro os cálculos matemáticos que não foram poucos, rs.
*(os comentários que tem de cores, são de acordo com as cores originais de um determinado modelo, para ter uma certeza maior de que retângulo cada parte se trata)
**(como não há um padrão absoluto de cores, poderia retirar o grupo de cores colocar as três variáveis do rgb como randômicas e geraria ainda mais modelos diferentes com cores a mais, porém resolvi fazer dessa maneira para meio que estabelecer um padrão de três possibilidades)
final int UM=0;
final int DOIS=1;
final int TRES=2;
int modelo=UM;
void setup ()
{
size(600,600);
frameRate(1);
noStroke();
}
void draw ()
{
int m=(int)random(3);
int cor=(int)random(3);
if (m==0)
modelo=UM;
else if (m==1)
modelo=DOIS;
else if (m==2)
modelo=TRES;
mostraQuadro(modelo,cor);
}
void mostraQuadro (int mod, int cor)
{
switch(mod) {
case UM:
desenha(cor);
break;
case DOIS:
desenha2(cor);
break;
case TRES:
desenha3(cor);
break;
}
}
void desenha (int cor)
{
int ladoqdo=400;
int espacolados=(width-ladoqdo)/2;
if(cor==0){
fill(65,105,225);}
if(cor==1){
fill(255,140,0);}
if(cor==2){
fill(255,215,0);}
rect(0,80+ladoqdo,width,height-ladoqdo-80); //retangulo azul inferior
if(cor==0){
fill(144,220,144);}
if(cor==1){
fill(160,180,50);}
if(cor==2){
fill(80);}
rect(0,0,width,80+ladoqdo); //fundo verde medio
if(cor==0){
fill(255,0,0);}
if(cor==1){
fill(105,105,105);}
if(cor==2){
fill(0);}
rect(espacolados,80,ladoqdo,ladoqdo); //quadrado vermelho
rect((width/2)+70,80+ladoqdo,20,20); //qd pequno verm
rect((width/2)+70,80+ladoqdo+20,width-(width/2)+70,14); // retang verm
if(cor==0){
fill(128,0,0);}
if(cor==1){
fill(180,200,50);}
if(cor==2){
fill(80);}
rect((width/2)-170,80+ladoqdo,170,height-ladoqdo-80-10); //quadrado vinho
rect((width/2)-170,ladoqdo+80+(height-ladoqdo-80-10)/2,width-((width/2)-170),55); //retang vinho
if(cor==0){
fill(152,251,152);} //quadrados verde claro
if(cor==1){
fill(255,69,20);}
if(cor==2){
fill(250,235,215);}
rect(0,0,width/2-120,65);
rect(width/2-120,0,60,80);
rect(espacolados/2,ladoqdo/2+80,espacolados/2,30);
rect(espacolados/2,ladoqdo/2+80,30,ladoqdo/2);
if(cor==0){
fill(255,255,0);} //amarelo vivo
if(cor==1){
fill(255,80,0);}
if(cor==2){
fill(255,105,180);}
rect(10,ladoqdo/2+80-15-50,espacolados-10,50);
rect(10,ladoqdo/2+80-15,30,(ladoqdo+80)-(ladoqdo/2+80-15));
if(cor==0){
fill(0,128,0);} //verde escuro
if(cor==1){
fill(255,215,0);}
if(cor==2){
fill(225,0,0);}
rect(width-espacolados-80,30,width-(width-espacolados-80),30);
rect(width-espacolados-80,60,40,20);
if(cor==0){
fill(255,215,0);} //amarelo escuro
if(cor==1){
fill(100,142,20);}
if(cor==2){
fill(255,80,0);}
rect(width+espacolados,120,espacolados,80);
rect(width+espacolados+20,180,espacolados-20,ladoqdo+80-180);
}
void desenha2 (int cor)
{
int ladoqdo=400;
if(cor==0){
fill(65,105,225);}
if(cor==1){
fill(255,140,0);}
if(cor==2){
fill(255,215,0);}
rect(0,ladoqdo+80,width,100); //retangulo laranja inferior
if(cor==0){
fill(144,220,144);}
if(cor==1){
fill(160,180,50);}
if(cor==2){
fill(80);}
rect(0,0,width,ladoqdo+80); //fundo verde medio
if(cor==0){
fill(255,0,0);}
if(cor==1){
fill(180,200,50);}
if(cor==2){
fill(0);}
rect(50,80,ladoqdo,ladoqdo); //verdeoliva
rect(0,height-20,width,20);
if(cor==0){
fill(128,0,0);}
if(cor==1){
fill(105,105,105);}
if(cor==2){
fill(250,235,215);}
rect(50+ladoqdo/2+40+20,ladoqdo+80,30,35); //qd pequno cinza
rect(50+ladoqdo/2+40+20,ladoqdo+80+10,width-50+ladoqdo/2+40+20,25); // retang cinza
if(cor==0){
fill(152,251,152);}
if(cor==1){
fill(255,69,20);}
if(cor==2){
fill(255,105,180);}
rect(50+ladoqdo/2,ladoqdo+80,40,45); //quadrado laranja escuro
rect(50+ladoqdo/2,ladoqdo+80+45,width-50+ladoqdo/2,35); //retang laranj esc
if(cor==0){
fill(255,255,0);}
if(cor==1){
fill(255,80,0);} //laranja qd
if(cor==2){
fill(225,0,0);}
rect(30,ladoqdo/2+80,20,20);
rect(30,ladoqdo/2+80,10,ladoqdo/2);
rect(width/2+10,60-15,width-(width/2+10),15);
rect(width/2+10,80-20,30,20);
if(cor==0){
fill(0,128,0);}
if(cor==1){
fill(255,215,0);} //amarelo escuro
if(cor==2){
fill(255,80,0);}
rect(30+ladoqdo/2+20,5,width-30+ladoqdo/2+20,30);
rect(30+ladoqdo/2+20,35,40,45);
if(cor==0){
fill(152,251,152);}
if(cor==1){
fill(0,128,0);} //verde escuro
if(cor==2){
fill(255,105,180);}
rect(10,80+135,40,30);
rect(10,80+135+30,15,(80+ladoqdo)-245);
if(cor==0){
fill(255,215,0);}
if(cor==1){
fill(100,142,20);} //verde medio
if(cor==2){
fill(255,225,0);}
if(cor==2){
fill(50,235,215);}
rect(ladoqdo+50,110+10,100,70);
rect(ladoqdo+50+40,110+10+40,60,(80+ladoqdo)-160);
if(cor==0){
fill(0,128,0);}
if(cor==1){
fill(139,69,19);} //marrom
if(cor==2){
fill(255,80,0);}
rect(ladoqdo+50,90,width-ladoqdo-50-20,20);
rect(width-40,90+20,20,ladoqdo+80-110);
}
void desenha3 (int cor)
{
int ladoqdocentro=180;
int ladoqdofundoind=width/2;
background(255);
{
if(cor==0){
fill(65,105,225);}
if(cor==1){
fill(255,140,0);}
if(cor==2){
fill(255,215,0);} //amarelo escuro
rect(0,(height-ladoqdofundoind)/2,ladoqdofundoind,height/2);
if(cor==0){
fill(144,220,144);}
if(cor==1){
fill(160,180,50);}
if(cor==2){
fill(80);} //cinza escuro
rect(ladoqdofundoind,(height-ladoqdofundoind)/2,ladoqdofundoind,height/2);
if(cor==0){
fill(128,0,0);}
if(cor==1){
fill(105,105,105);}
if(cor==2){
fill(0);} // preto
rect(360,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2,ladoqdocentro,ladoqdocentro);
rect(width/2,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+ladoqdocentro,ladoqdofundoind,(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2-15);
rect(width/2+25,height/2+55,40,15);
rect(width/2+25,(height-ladoqdofundoind)/2,15,(height/2+55)-(height-ladoqdofundoind)/2);
if(cor==0){
fill(152,251,152);}
if(cor==1){
fill(255,69,20);}
if(cor==2){
fill(250,235,215);} //rosa quase branco
rect(width/2+ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+30,20,30);
rect(width/2+ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+30,width-(3*width/4)-20,20);
rect(width-40,ladoqdofundoind/2+30,20,height-((height-ladoqdofundoind)/2+30)-(height-ladoqdofundoind)/2-(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2);
rect(width/2+ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+ladoqdocentro+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2,15,30);
rect(width/2+ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+ladoqdocentro+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+20,width-(3*width/4),15);
if(cor==0){
fill(255,255,0);}
if(cor==1){
fill(255,80,0);}
if(cor==2){
fill(255,105,180);} //rosa
rect(0,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+ladoqdocentro,ladoqdofundoind,(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2-15);
if(cor==0){
fill(0,128,0);}
if(cor==1){
fill(255,215,0);}
if(cor==2){
fill(225,0,0);} //vermelho
rect((ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2,210,ladoqdocentro,ladoqdocentro);
rect(ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+30,20,30);
rect(ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+30,ladoqdofundoind/2-30,20);
rect(ladoqdofundoind-40,(height-ladoqdofundoind)/2+30,20,height-((height-ladoqdofundoind)/2+30)-(height-ladoqdofundoind)/2-(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2);
rect(ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+ladoqdocentro,15,30);
rect(ladoqdofundoind/2,(height-ladoqdofundoind)/2+(ladoqdofundoind-ladoqdocentro)/2+ladoqdocentro+20,width-(3*width/4),15);
if(cor==0){
fill(255,215,0);}
if(cor==1){
fill(100,142,20);}
if(cor==2){
fill(255,80,0);} //laranja
rect(0,height/2+ladoqdofundoind/2-15,ladoqdofundoind,15);
}
}