terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Atividade 16 - Resumo crítico sobre palestra "The beauty of data visualization".

Resumir criticamente a palestra “The Beauty of Data Visualization”, David McCandless em http://www.ted.com

Para David Mccandless, no mundo de hoje parece que estamos sofrendo de um problema chamado "excesso de informação ou abundância de dados", na qual ele apresenta soluções através da imagem e formas de visualização, um exemplo é o "Diagrama de Bilhões de dólares" na qual ele divide a informação de acordo com seu valor, importância e motivação, alterando no diagrama apenas tamanhos e cores, deixando de forma mais visível e organizada. Exemplo: quanto maior o quadrilátero no diagrama maior o dinheiro envolvido em bilhões, se o quadrilátero estiver na cor verde, representa lucros, e se tiver em vermelho representa gastos.

David Mccandless fala da importância da preservação de dados, pois eles serão a base para a comparação do hoje no futuro, como num caso de um gráfico representando o censo populacional de hoje, ou da taxa de desemprego, quando mais fáceis, preservado e visíveis forem os gráficos, melhor serão interpretados e usados no futuro. Ele ressalta também da importância dos nossos olhos pois através dele é que existe o começo e o fim da informação, pois podemos dizer que ao mexermos num mouse em seu computador, primeiro você olhou onde o mouse estava, seu cérebro e sua mão agiram no movimento, o computador processou a ação e voltou ao seu olho ver que você mudou o mouse para a direção que você queria. Sabendo disso podemos perceber que os nossos olhos tem uma "linguagem".

Ele apresenta também outro diagrama/gráfico, chamado a "corrida dos balões" , onde monstra os nomes e das substancias e vitaminas que mais precisamos diariamente em nosso corpo, o balão que estivesse mais ao topo seria a substancia que precisamos mais vezes, as que fossem maiores, seria as que precisamos em maiores quantidades. 

Isso tudo se conclui, que é como se pudéssemos pegar enormes quantidades de informações e compactá-las de forma a ficarem mais fácil de ser aceita visualmente e mentalmente, para que possamos absorver melhor e sem dificuldades grandes quantidades de informações.   

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Atividade 15 - Teoria dos conjuntos em multimídia.

Desconsiderando os exercícios já apresentados na disciplina, exemplificar e discutir como a teoria dos conjuntos pode ser aplicada no desenvolvimento de aplicações multimídia.

Um dos exemplos onde a teoria de conjuntos pode ser exemplificada em multimídia é o vídeo. Podemos ver como conjuntos, a imagem, o movimento que juntos foram a animação e com acréscimo do som se torna o vídeo. Coisas que existem separadamente e juntas formam algo novo!

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Atividade 14 - História do Vídeo Toaster e implementar transição.

Apresentar a história do Video Toaster e discutir a implementação de uma das transições apresentadas em http://www.youtube.com/watch?v=6n7GoNmgHGI


"O NewTek Video Toaster é uma combinação de hardware e software para edição e produção de vídeo de definição padrão NTSC (O Comitê Nacional do Sistema de Televisão foi criado em 1940 pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC – sigla em inglês) para resolver os conflitos que foram feitos entre as empresas sobre a introdução de um sistema de televisão analógica nacional nos Estados Unidos). Inicialmente trabalhou com o computador Amiga 2000 e fornece uma série de conectores BNC na extremidade traseira expostos que fornecem conectividade para fontes de vídeo analógico comum como VHS. As ferramentas de software relacionadas com suporte de comutação de vídeo, chroma keying, geração de caracteres, animação e manipulação de imagem."

Escolhi minha transição e fiz assim...
Coloquei uma imagem ao fundo, e outra sobreposta (porém dividida em duas partes iguais, como sub imagens). Começam na posição ideal para formarem uma imagem só e com o auxílio de uma variável que será incrementada e decrementada de acordo com a necessidade de cada lado, para irem se afastando e dando a sensação de abertura, assim revelando a outra imagem que está ao fundo!

PImage imagD;
PImage imgsel1;
PImage imgsel2;
int x1 = 0;
int x2 = 300;

void setup() {
     
     size(600, 600);
     imagD = loadImage("dulcemaria.jpg");
     
     imgsel1 = loadImage("sel1.JPG");
     imgsel2 = loadImage("sel2.JPG");
     
}

void draw() {
    transicao1();
}

void transicao1() {
     image(imagD, 0, 0);
     image(imgsel1, x1, 0);
     image(imgsel2, x2, 0);

     if (x1 >=-300) {
          x1 -= 2;
     }

     if (x2>=300) {
          x2 += 2;
     }
}

O resultado foi:

recent posts