sábado, 27 de agosto de 2016

Exemplo MousePress Processing, explicado e modificado!

Código do exemplo original disponível no processing:


Vamos explicar o que esse código faz...
Primeiramente define o tamanho da tela visual para 640 de largura e 360 de altura. 
O fill define a cor que os próximos objetos a serem desenhados terão e background define a cor do fundo. Lembrando que como estão dentro do setup aquela cor só será iniciada e tudo o que for feito dentro do draw (loop) irá sobrepor isso! 

Apenas arrastando o mouse
Arrastando e depois pressionando o mouse
Dentro do nosso loop colocamos a seguinte condição, SE mouse for pressionado as linhas ou bordas de objetos será mostrado na cor branca. Caso contrário, ou seja, apenas a movimentação dele na tela, mostra nossas linhas ou bordas de objetos na cor preta.

E logo abaixo definimos o que será mostrado, no caso uma combinação de duas linhas no sincronismo ideal para representar como se fosse um sinal de adição. Isso se é conseguido por colocar as posições das linhas exatamente na mesma posição relacionada ao movimento do mouse porém alterando em vertical e horizontal.

Vamos modificar um pouco...

Coloquei o background dentro do loop, isso faz com que sempre fique "limpando" e não deixa aquele rastro da movimentação, você vê apenas um objeto se movimentando! Na mudança de cores também, quando apenas se movimenta as linhas ficam quase invisíveis um tom bem transparente sobre o fundo preto e quando pressionado você o enxerga bem com uma tonalidade cinza mais visível. Se ficar com mouse pressionado e movimentar verá apenas uma combinação de linhas se movimentando pela tela sem deixar rastros e na cor cinza.
movimentando
pressionando
Agora você já sabe com trabalhar a movimentação e pressão do mouse, além de saber como deixar repetições do seu objeto pelo caminho ou fazer com que ele seja sempre apagado durante o loop e der impressão de ser apenas um.

recent posts